Agrupamento de Escolas Vale do Tamel – 3º Ciclo

Caminhar em Boa Companhia

• Área Temática: Caminhos de Santiago
  • Graças a lenda do galo, aos episódio históricos da passagem da Rainha Santa Isabel, no seculo XIV e à nossa posição geográfica somos conhecidos pela nossa ligação ao Caminho de Santiago. No concelho existem albergues e vários outros apoios entre eles Help Point da Azenha e o Ponto de Turismo.
  • Durante as varias etapas do caminho é possível ver vários locais relacionados ao património barcelense, mas, no entanto, nenhum é devidamente sinalizado. E visto que o nosso município carrega tantos títulos ligados ao caminho de santiago seria uma mais valia continuar a investir neles e também no turismo . A nossa proposta visa garantir a sinalização de todas as freguesias/união de freguesias em que passa o caminho de Santiago através de Mupis, em que sejam colocados contactos/informações importantes, monumentos de interesse a visitar e também uma pequena história sobre cada freguesia.
  • Além de ser uma mais valia para o município em termos turísticos, económicos e culturais, seria também uma mais valia em projeção do nome e marca Barcelos, pois ajudava a quem fizesse os caminhos de Santiago, se sentisse acolhido e por isso quisesse voltar a repetir a experiência e recomendar a outras pessoas.
  • Permitiria segurança, informação de interesse e conhecimento mais profundo das diversas freguesias do concelho e da sua riqueza cultural e patrimonial.
  • Os Mupis seriam colocados no início de da freguesia ou união de freguesias e os peregrinos ou outros caminhantes teriam acesso à mais variada informação de cada comunidade territorial do nosso concelho (história, albergues, padroeiro, monumentos de interesse, farmácias entre outas informações pertinentes…)

• Leonor Maria Carvalho Reis
  • Martim Rosas Oliveira