Agrupamento de Escolas Vale do Tamel – Secundário

Trilhando História

• Área Temática: Património – Caminhos de Santiago
  • O projeto “Trilhando História” foi concebido no âmbito da Assembleia Municipal Jovem de Barcelos 2023 e tem como principais objetivos enaltecer o património da cidade de Barcelos e respetivas freguesias e proporcionar mais conforto ao peregrino, através da criação de zonas de descanso.
  • Porque decidimos escolher os Caminhos de Santiago?
  • Os Caminhos de Santiago são rotas históricas percorridas por peregrinos em direção à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, Espanha, onde se encontra o túmulo do apóstolo São Tiago. Estes caminhos são percorridos há mais de mil anos e, atualmente, são uma das rotas de peregrinação mais populares do mundo. Estes trilhos veem uma das principais etapas passar por Barcelos, atraindo milhares de peregrinos à cidade e às suas freguesias todos os anos. No concelho de Barcelos, existem vários caminhos de Santiago que atravessam a região. Um dos caminhos mais conhecidos é o Caminho Central, que passa pelo concelho de Barcelos. Este caminho tem cerca de 260 km de extensão e liga a cidade do Porto a Santiago de Compostela.
  •  A terra do galo é, naturalmente, um dos grandes destaques do caminho português de Santiago, uma vez que é um centro urbano com raízes históricas intimamente ligadas à prática da peregrinação. É a cidade da lenda do Galo, tradição ligada à peregrinação compostelana. O caminho no concelho de Barcelos é composto, essencialmente, por caminhos rurais de grande valor histórico e paisagístico. Em Barcelos, os peregrinos podem visitar vários pontos turísticos, como a Torre Medieval, a Ponte Medieval sobre o Rio Cávado, construída no século XIV, que é um importante marco histórico e arquitetónico da região, o Paço dos Condes de Barcelos, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior e o Museu Arqueológico. Para além disso, os peregrinos podem aproveitar a gastronomia local, com destaque para o famoso prato de Barcelos, o Galo Assado, que é servido em muitos restaurantes da região.
  • Em resumo, os Caminhos de Santiago no concelho de Barcelos oferecem uma experiência única para os peregrinos que desejam conhecer a região e conectar-se com a história e a cultura local. Com uma ampla variedade de atrações turísticas, paisagens deslumbrantes e culinária deliciosa, Barcelos é um destino imperdível para quem deseja fazer a peregrinação a Santiago de Compostela.
  • Será que na nossa cidade os caminhos são capazes de proporcionar conforto e momentos de descanso aos peregrinos?
  • É a pensar neste problema que o nosso projeto foi concebido. Através de zonas de descanso, pretendemos melhorar a qualidade dos Caminhos de Santiago com recurso à construção de bancos de madeira nas freguesias atravessadas pelo percurso. Para deixarmos uma pegada ecológica menos profunda, propomos a utilização de “materiais amigos do ambiente” (madeira tratada). A madeira tratada é mais durável, sustentável e económica, sendo a solução ideal para este projeto. Além disso, como os caminhos atravessam zonas florestais com risco de incêndio, propomos igualmente que seja utilizado um material mais resistentes à combustão.
  • Com a construção dos bancos, pretendemos que os peregrinos possam descansar e, ao mesmo tempo, contemplar o património natural de Barcelos.
  • o caminho de Santiago atravessa a nossa cidade nas seguintes freguesias: Macieira de Rates, Courel, Gueral, Pedra Furada, Pereira, Carvalhal, Barcelinhos, Barcelos, Arcozelo, Vila Boa, Lijó, Carapeços, Tamel S. Fins, Aborim, Aguiar e Balugães.  Com um total de 16 freguesias, propomos a criação de pelo menos um banco por cada. Se assim o orçamento o permitir, este número poderá aumentar tendo em conta a extensão do percurso na freguesia. A nossa sugestão é que os bancos sejam colocados nos locais mais atrativos de cada freguesia que privilegiem e tenham em destaque o património natural e cultural.
  • Temos como exemplo significativo “A Ponte das tábuas” em Balugães, local no qual acreditamos ter grande potencial para ser colocada uma destas zonas de descanso.
  • Estes bancos terão capacidade, em média, para três pessoas e o orçamento rondará os 300 euros por banco, incluindo já todos os custos envolvidos no tratamento da madeira e mão de obra. Outra ideia que sugerimos seria a conciliação deste projeto com artesãos locais.  Pretendemos que cada artesão embeleze o banco da respetiva freguesia de forma a reconhecer a importância do artesanato na nossa cidade.
  • Grupo constituído por: Tiago Martins, Ana Rita, Margarida Vieira, João Araújo, João Queirós, Ana Faria, Francisco Pereira, Matilde Figueiredo.

• Ana Luísa Gomes Faria
  • Francisco Dinis Vieira Miranda Pereira